A voz da consciência: Proteger e Actuar
Detalhes
A globalização e o rápido crescimento tecnológico levaram a que os processos produtivos e hábitos de consumo aumentassem, causando danos no ambiente e nos ecossistemas.
Como tal, as práticas ecológicas são importantes pois atenuam os impactos ambientais negativos, sendo a Indústria Química um principal agente poluidor.
O Aquecimento Global é uma preocupação mundial, no entanto, mitos e vários factos circundam este tema. A integração de um Engenheiro na área do Ambiente é uma mais-valia no desenvolvimento de novas tecnologias e, no caso de quem já teve uma vasta experiência profissional, é aliciante para o público académico debruçar-se sobre este testemunho exemplar.
A técnica de Captura e Armazenamento do CO2 surge como uma ferramenta na redução do Aquecimento Global, com uma vasta aplicação nas suas fontes emissoras.
A transformação de matérias-primas nos produtos desejados gera resíduos sem valor aparente. Estes resíduos poluem o meio ambiente, mas a Bolsa de Resíduos incute um sistema de simbiose entre indústrias, visando a sua redução.
Os resíduos de plástico têm tido um preocupante crescimento a nível mundial, portanto, a criação de plásticos de base renovável e biodegradáveis são uma solução bastante promissora.
Moderação
Susete Martins Dias
Professora Auxiliar do DBE do IST
Aluno Responsável
Kristen Martins
Oradores neste painel
Helena Mota
Materiais plásticos de base renovável e biodegradáveis/ compostáveis
José Delgado Domingos
Aquecimento global : factos, mitos e oportunidades
Paulo Ferrão
Estratégias empresariais para a transformação de resíduos em matérias primas
Victor Baptista
Carvão Limpo: Que futuro?