A voz da consciência: Proteger e Actuar

Segunda-feira 16h15 17h30

Detalhes

A globalização e o rápido crescimento tecnológico levaram a que os processos produtivos e hábitos de consumo aumentassem, causando danos no ambiente e nos ecossistemas.

Como tal, as práticas ecológicas são importantes pois atenuam os impactos ambientais  negativos, sendo a Indústria Química um principal agente poluidor.

O Aquecimento Global é uma preocupação mundial, no entanto, mitos e vários factos circundam este tema. A  integração de um Engenheiro na área do Ambiente é uma mais-valia no desenvolvimento de novas tecnologias e, no caso de quem já teve uma vasta experiência profissional, é aliciante para o público académico debruçar-se sobre este testemunho exemplar.

A técnica de Captura e  Armazenamento do CO2 surge como uma ferramenta na redução do Aquecimento Global, com uma vasta aplicação nas suas fontes emissoras.

A transformação de matérias-primas nos produtos desejados gera resíduos sem valor  aparente. Estes resíduos poluem o meio ambiente, mas a Bolsa de Resíduos incute um sistema de simbiose entre indústrias, visando a sua redução.

Os resíduos de plástico têm tido um preocupante crescimento a nível mundial, portanto, a criação de plásticos de base renovável e biodegradáveis são uma solução bastante promissora.

Moderação

Susete Martins Dias
Professora Auxiliar do DBE do IST Website

Aluno Responsável

Kristen Martins

Oradores neste painel

Helena Mota
Materiais plásticos de base renovável e biodegradáveis/ compostáveis

José Delgado Domingos
Aquecimento global : factos, mitos e oportunidades

Paulo Ferrão
Estratégias empresariais para a transformação de resíduos em matérias primas

Victor Baptista
Carvão Limpo: Que futuro?