XX Jornadas de Engenharia Química

10 e 11 de Maio de 2007

 

As Jornadas de Engenharia Química surgem de uma iniciativa dos alunos do quarto ano desta licenciatura do Instituto Superior Técnico. Como tem sido tradição ao longo dos últimos vintes anos, as Jornadas funcionam como um meio de divulgação da Ciência e, sobretudo, da Engenharia Química em Portugal. No presente ano realiza-se a vigésima edição deste evento, a acontecer nos próximos dias 10 e 11 de Maio, contando com a presença de oradores de várias universidades do país, bem como de empresas e centros de investigação reconhecidos tanto nacional como internacionalmente.

Os temas tratados envolvem não só assuntos relacionados com a Engenharia Química, mas também temas ligados ao ambiente e às aplicações da ciência ao serviço da medicina, promovendo um contacto mais directo dos estudantes e interessados com outras áreas do conhecimento científico.

Este ano, as Jornadas de Engenharia Química propõem-se abordar o tema da “Gastronomia Molecular”, realçando a importância da química em diversos aspectos do nosso dia-a-dia, nomeadamente na cozinha.

“A Engenharia Química e a Saúde” será outro dos temas abordados no evento. Com a escolha deste tema pretende-se demonstrar que a Engenharia Química se manifesta em todos os quadrantes da vida moderna, não se limitando à Indústria propriamente dita.

No âmbito da Indústria apresenta-se a “Engenharia de Processos”, devido à crescente preocupação com a inserção do estudante no mundo do trabalho e com um contacto efectivo com futuras oportunidades de trabalho, dando a conhecer algumas das áreas em que o Engenheiro Químico se pode destacar.

A preocupação com o ambiente também estará presente na abordagem ao tema “Valorização de Resíduos”, na qual se pretende suscitar a discussão em torno da viabilidade económica e consequências ambientais deste procedimento.

No segundo dia abordar-se-á “A Guerra Química e Formas de Actuação”, com especial atenção para as armas químicas e biológicas, um tema actual que permite abordar o “lado negro” da química.

Devido a fenómenos como a Globalização, os mercados são cada vez mais competitivos e é necessário que os países industrializados apostem fortemente na Inovação e numa melhor Gestão do Conhecimento. Neste sentido, será focado o tema do “Empreendedorismo”, com a apresentação de exemplos de empresas que surgiram de projectos inovadores e que mostram a importância do papel do engenheiro na vida moderna. Finalmente, e na sequência do que tem sido feito em edições anteriores das Jornadas de Engenharia Química, propõe-se que as Jornadas funcionem com uma mesa redonda sob o tema “Investigação vs Indústria Química”, onde todos podem e devem participar para uma discussão aberta e esclarecedora acerca do referido tema. Em particular pretende-se salvaguardar a importância da investigação nas empresas como meio para o desenvolvimento das mesmas, o que vem de encontro à crescente preocupação com a Inovação e com a formação de pessoal qualificado. Por outro lado, é oportuno traçar o paralelo entre a Investigação e a Indústria como futuro para um engenheiro químico. Isto é, coloca-se a questão: «por que caminho optar depois de acabar o curso, indústria ou investigação?».

Ouvir e colocar questões é o que se pretende dos participantes nesta iniciativa, fomentando uma salutar troca de ideias para a descoberta de novos horizontes.

 

Comissão Organizadora das XX Jornadas de Engenharia Química